a raposa


A raposa é o carnívoro selvagem com maior distribuição e abundância do mundo. Tem um focinho esguio, rematado por umas orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda espessa e vistosa com cerca de 50 cm de comprimento. A pelagem é castanho-avermelhada, e as patas estão dotadas de garras não retrácteis. O corpo e a cabeça apresentam um comprimento que pode variar entre 60 a 90 cm, e um peso entre 5 a 10 kg. As fêmeas são sensivelmente menores que os machos.
É um animal com uma actividade essencialmente crepuscular e uma dieta quase exclusivamente carnívora. Dela fazem parte pequenos mamíferos - coelhos, lebres, ouriços-cacheiros -, aves, peixes, insectos, e ocasionalmente frutos silvestres e cultivados. Os desperdícios humanos são também procurados em épocas de maior carência, sendo por isso comum aproximarem-se de lixeiras próximas de centros urbanos. Consome cerca de 500 g de alimento por dia. O que não caça e não come no próprio dia esconde para consumo superior. Chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos eles. Nas zonas rurais, por vezes assalta os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso, o que lhe vale uma má fama entre essas comunidades. Vive em grupos, formado por um macho adulto e várias fêmeas.
A época de acasalamento ocorre em Janeiro/Fevereiro e os nascimentos verificam-se na Primavera, tendo a gestação uma duração de cerca de dois meses. A ninhada - uma por ano - é geralmente composta por 4 a 5 crias. Utiliza tocas escavadas e protegidas pela vegetação, construídas por ela própria ou aproveitando as de texugos ou coelhos. Vive um máximo de 9 anos.

tubarão-dorminhoco


Tamanho: 51-100 cm.

O tubarão-dorminhoco, passa o dia imóvel, no fundo, em cavernas rochosoas ou em fendas. Torna-se activo durante a noite, nadando lentamente entre as algas ou na coluna de água, perto do fundo a profundidades compreendidas entre os 5 e os 40 m. Muitas vezes, enquanto descansam, colocam-se uns por cima de outros. Tal como os peixes-ouriço e os peixes-balão, este tubarão, quando perturbado, pode expandir o ventre. Igualmente, quando está em fendas, pode expandir o seu estômago com água ou ar, tornando muito difícil a tarefa de o remover. Não é perigoso, mas pode morder quando provocado.

Ecossistema

Um escossistema é o conjunto da Comunidade Biótica (conjunto de todas as populações) e o Biótopo (conjunto de todos os seres inanimados).
Existem dois tipo de ecossistemas: o ecossistema aquático e o ecossistema terrestre. O ecossistema aquático é um ambiente natural, apresenta características próprias, bem definidas, que são determinadas pelos factores físicos que o caracterizam e pelos seres vivos que habitam nesse ambiente. O ecossistema terrestre é, em termos de funcionamento, semelhante ao ecossistema aquático, mas a principal diferença é a percentagem de água, que naqueles casos é de 100%. As suas características são variáveis. É constituído pelas florestas, bosques, prados...